domingo, 25 de março de 2012

Formação A Santa Missa: Liturgia da Palavra



Liturgia da Palavra

Após o AMÉM da Oração da Coleta, a comunidade senta-se mas deve esperar o celebrante dirigir-se à cadeira. A Liturgia da Palavra tem um conteúdo de maior importância pois é nesta hora que Deus nos fala solenemente. Fala a uma comunidade reunida como “Povo de Deus”.
A liturgia da Palavra é composta das seguintes fases:
Primeira Leitura: geralmente é tirada do Antigo Testamento, onde se encontra o passado da História da Salvação. O próprio Jesus nos fala que nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias.
Salmo: após a Primeira Leitura, vem o “SALMO RESPONSORIAL”, é uma resposta à mensagem proclamada para ajudar a Assembléia a rezar e a meditar na Palavra acabada de proclamar. Pode ser cantado ou recitado.
Segunda Leitura: Epistolas – é sempre tirada das Cartas de Pregação dos Apóstolos (Paulo, Thiago, João etc…) às diversas comunidades e também a nós, cristãos de hoje.
Canto de Aclamação: terminada a Segunda Leitura, vem a Monição ao Evangelho, que é um breve comentário convidando e motivando a Assembléia a ouvir o Evangelho. O Canto de Aclamação é uma espécie de aplauso para o Senhor que vai nos falar.
O Evangelho de Jesus Cristo segundo João, Marcos, Mateus e Lucas conforme o tema do dia, toda a Assembléia está de pé, numa atitude de expectativa para ouvir a Mensagem. A Palavra de Deus solenemente anunciada, não pode estar “dividida” com nada: com nenhum barulho, com nenhuma distração, com nenhuma preocupação. É como se Jesus, em Pessoa, se colocasse diante de nós para nos falar. A Palavra do Senhor é luz para nossa inteligência, paz para nosso Espírito e alegria para nosso coração.
Homilia: é a interpretação de uma profecia ou a explicação de um texto bíblico.A Bíblia não é um livro de sabedoria humana, mas de inspiração divina. Jesus tinha encerrado sua missão na terra. Havia ensinado o povo e particularmente os discípulos. Tinha morrido e ressuscitado dos mortos. Missão cumprida! Mas sua obra da Salvação não podia parar, devia continuar até o fim do mundo. Por isso Jesus passou aos Apóstolos o seu poder recebido do pai e lhes deu ordem para que pregassem o Evangelho a todos os povos. O sacerdote é esse “homem de Deus”. Na homilia ele “atualiza” o que foi dito há dois mil anos e nos diz o que Deus está querendo nos dizer hoje.
Baseado nas leituras, sempre relacionadas entre sí, o Sacerdote faz a explicação e reflexão do que foi ensinado.  Esta é uma hora muito importante da Santa Missa pois é quando aprendemos grandes lições de vida e fazemos o firme propósito de aplicá-las em nossas vidas.   É também a hora em que podemos entender o poder da Palavra de Deus que nos liberta e faz de nós seus novos apóstolos.
As leituras são escolhidas pela Santa Igreja conforme o tempo que estamos vivendo, isto é, de acordo com oCalendário Litúrgicotempo comumAdventoNatalQuaresmaPáscoaPentecostes e para missas espeçíficas como Batísmo, Primeira Comunhão, Crisma, etc..
Profissão de Fé
A comunidade professa sua fé em comunhão com os ensinamentos da Igreja e pela liturgia da palavra, confessando crer em toda doutrina Católica, no perdão dos pecados e na presença viva de Jesus. A fé é a base da religião, o fundamento do amor e da esperança cristã. Crer em Deus é também confiar Nele. Creio em Deus Pai, com essa atitude queremos dizer que cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para pô-la em prática.
Oração dos fiéis
A Comunidade unida em um só pensamento e desejo eleva a Deus seus pedidos e anseios, pedidos coletivos e também pessoais.   As orações podem ser conforme o tempo litúrgico ou campanhas da igreja, como por exemplo a Campanha da Fraternidade. Depois de ouvirmos a Palavra de Deus e de professarmos nossa fé e confiança em Deus que nos falou, nós colocamos em Suas mãos as nossas preces de maneira oficial e coletiva. Mesmo que o meu pedido não seja pronunciado em voz alta, eu posso colocá-lo na grande oração da comunidade. Assim se torna oração de toda a Igreja.

Ritos da Liturgia da Palavra

Primeira Leitura – Os fiéis devem acompanhar atentamente a leitura proporcionada para o dia. Ao final da leitura quando o leitor dizer Palavra do Senhor, todos devem responder: Graças a Deus.
Salmo Responsarial – Os fiéis devem acompanhar atentamente o salmo e participarem dele, se o mesmo for cantado.
Segunda Leitura – Os fiéis devem acompanhar atentamente a leitura proporcionada para o dia. Ao final da leitura quando o leitor dizer Palavra do Senhor, todos devem responder: Graças a Deus. (* A segunda leitura somente é proclamada nas festas e solenidades: Dia do Senhor (Domingo), Festas de Padroeiros etc. Não há segunda leitura nas missas semanais, mas como já dito se a Festa ou Solenidade cair na semana há, sim, segunda leitura.
Aclamação ao Evangelho – Cantado o Alelu Exceto nos tempos litúrgicos do Advento e da Quaresma.
Proclamação do Evangelho – No início da proclamação os fiéis devem rezar o Pelo Sinal da Santa Cruz  e devem ouvir atentamente ao Evangelho.
Reflexão / Homilia – É o momento aonde o presidente realiza a explicação da mensagem das leituras do dia.
Credo - Neste momento os fiéis professam a fé através da oração do CREDO
Oração da Assembléia / Preces – É realizado várias intenções (Pela Igreja, Pelos Doentes, Pelos Governantes, Pelos Cristãos….)

Nenhum comentário:

Postar um comentário