Maria

Maria, Mãe da Providência Queridos amigos leitores: que Deus abençoe a todos e que o nosso amor por Maria cresça cada vez mais. O tema mariano que vamos refletir hoje será sobre "Maria, mãe da Providência". Um tema muito bonito vai nos ajudar a colocar sempre mais a nossa vida na Providência de Deus. Maria era aquela que OUVIA, ACREDITAVA e VIVIA a Palavra de Deus. Durante a visita a Isabel, Maria mostrou a sua gratidão a Deus fazendo um cântico, cantado até hoje: "O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome". Ora, este cântico, todo inteiro, está cheio de frases tiradas da Bíblia. Só uma pessoa que conhece a Bíblia quase de cor é capaz de fazer um cântico assim.

Isso mostra que Maria conhecia muito bem a Bíblia. Ela meditava a Palavra de Deus, lendo-a em casa ou participando das reuniões com o povo. Conhecia a história de Abraão e do Êxodo, a lei de Moisés, as promessas dos profetas, os salmos de Davi. Estava a par do plano de Deus, descrito na Bíblia. E não era só isto. Ela não só ouvia e meditava a Palavra de Deus, mas também procurava vivê-la, para assim ajudar na realização do plano de Deus. É o que mostra a vista do anjo. Quando o anjo Gabriel lhe apresentou a Palavra de Deus, Maria não teve dúvida. Acreditou e se colocou à disposição de Deus: "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Ou seja, "Que esta palavra de Deus se realize em mim" Foi por isso que Isabel a elogiou "Maria, você é feliz porque acreditou na realização das coisas que lhe foram ditas por Deus". 

A palavra de Deus estava presente na vida de Maria. E aqui a gente deve notar o seguinte: aquela Palavra de Deus que o anjo levou a Maria não estava escrita na Bíblia, mas era um fato novo que estava acontecendo naquela exato momento. Para Maria, Deus falava não só pela Bíblia, mas também pelos fatos da vida. Ela foi capaz de reconhecer a Palavra de Deus nos fatos, porque se alimentava da Palavra de Deus escrita na Bíblia. A meditação da Palavra escrita purifica os olhos e faz descobrir a palavra viva de Deus na vida. "Felizes os que têm o olhar limpo porque verão a Deus". Dizia Jesus uns 30 anos mais tarde, no sermão das bem-aventuranças.

É nesta atenção constante para a Palavra de Deus na Bíblia e na vida que está a causa da grandeza de Maria. Certa vez, quando Jesus estava fazendo um sermão ao povo, uma mulher não se conteve mais e elogiou sua mãe: "Feliz aquela que te carregou no seio e te alimentou no seu peito". Mas Jesus não estava muito de acordo e fez um outro elogio a sua mãe: "Felizes, sim, os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".

A causa da grandeza de Maria não estava no fato de ela ser a mãe de Jesus, de tê-lo carregado nove meses no seio e alimentado no peito. Isso era conseqüência. A causa estava no fato de ela ter ouvido a palavra de Deus e colocado em prática. Por causa desta sua obediência à palavra de Deus, ela disse ao anjo: "Faça-se em mim segundo a tua palavra". E foi aí que ela se tornou Mãe de Deus. E convém lembra ainda que Jesus não falou: "Felizes os que lêem a Bíblia e a põem em prática", mas falou: "Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática". A palavra de Deus não está só na Bíblia. Ela se revela tanto na Bíblia como na vida.

A Bíblia diz que ela ouvia tudo e que, depois, o guardava em seu coração. Ficava mastigando, lembrando e meditando as coisas, as coisas grandes e pequenas da Bíblia e da vida. Não sabia tudo. Não entendia tudo. Havia muita escuridão. A luz se faz é na travessia.

A palavra de Deus tinha entrada franca na vida de Maria e nela não encontrava nenhum obstáculo. Encontrava um coração aberto e uma vontade disposta que dizia: "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Ou seja, "Estou aqui às ordens de Deus". Estas palavras são como que um resumo da vida de Maria. Por causa disso, ela já não pertencia mais a si mesma. Pertencia a Deus. Era de Deus, totalmente. "O Senhor está contigo", dizia o anjo.

Deus não era apenas uma idéia bonita, mas Alguém sem o qual ela já não podia viver. Ela se amarrou em Deus e se dizia a sua empregada ou serva. Deus tomou conta vida de Maria e ela deixou que Ele tomasse conta. Não opôs nenhuma resistência, nunca, nem sequer um pouco.

Como para Abraão, o pai do povo a que ela pertencia, assim para Maria não foi fácil aceitar e viver a Palavra de Deus em sua vida. Foi motivo de muito sofrimento e dúvida, de muita tristeza e escuridão. Mas ela ficou firme, como firme ficou o pai Abraão.

A Igreja ensina ainda que Deus tomou conta da vida de Maria desde o seu primeiro começo até o seu último fim, desde o momento em que ela foi concebida até o momento em que foi levada ao céu, isto é, desde a sua Imaculada Conceição até à sua Assunção ao céu.

Estas duas verdades ensinadas pela Igreja são a confirmação daquilo que a Bíblia ensina abertamente: a palavra de Deus tomou conta da vida de Maria de ponta a ponta. Ela era de Deus, totalmente e radicalmente. Nunca houve nela algo que fosse contrário a Deus. Deus reinava em Maria. Nela, o Reino de Deus já era um fato. Aquele pecado de Adão, pelo qual o homem se separou de Deus, nunca teve vez em Maria. Tudo isso nós o celebramos, todo ano, em duas grandes festas: a festa de Nossa Senhora da Conceição no dia 08 de Dezembro e a festa de Nossa Senhora da Assunção, no dia 15 de Agosto.

A força da Palavra de Deus na vida de Maria não fez dela uma pessoa aérea, desligada das coisas da vida e do povo. Pelo contrário. Fez dela uma pessoa muito atenciosa e preocupada com os problemas dos outros. Por exemplo, quando ela aceitou a palavra de Deus transmitida pelo anjo, o seu primeiro pensamento não foi consigo mesma, mas com a sua prima Isabel. O anjo informara que Isabel, senhora já de uma certa idade, tinha ficado grávida pela primeira vez. Uma senhora assim precisa de ajuda. Maria não teve dúvida e se mandou para a Judéia, a mais de 120 quilômetros de Nazaré . vinte léguas! Fez essa viagem toda só para poder ajudar à prima nos três últimos meses da gravidez. E naquele tempo não havia nem meio de transporte como ônibus ou coisa parecida.

Em outra ocasião, Maria foi convidada para uma festa de casamento em Cana. Jesus também estava lá. Festa de casamento naquele tempo era festa grande de comer e beber à vontade. A certa altura, Maria percebeu que o vinho estava faltando. Ela não só verificou a falta do vinho, mas foi logo tomar as providências e falou com Jesus: "Eles não têm mais vinho". Foi ela que, assim, conseguiu que Jesus fizesse o seu primeiro milagre em favor de um casal pobre, para que este não ficasse envergonhado e para que a festa não ficasse estragada.

Em vez de fazer com que ela ficasse pensando só em si e na sua própria salvação, a palavra de Deus fez com que ela saísse de si mesma e se esquecesse dos seus problemas para poder pensar nos problemas dos outros.

Maria não abandona os amigos na hora do aperto. Embora ela nem sempre entendesse tudo que Jesus falava e fazia, ela sempre o apoiou. Por causa disso, ela teve problemas com os parentes. Quem é que não tem, não é mesmo? Os parentes ficavam preocupados com Jesus e achavam que Ele ia longe demais, que tinha perdido o juízo. Queriam trazê-lo de volta para cãs e conseguiram que Maria fosse junto para dar-lhe este recado. Mas Jesus nem ligou e fez saber aos parentes que eles não tinham autoridade nenhuma sobre ele.

Só Deus tinha autoridade e o importante era fazer a vontade dele. Em outra ocasião, os parentes queriam que Jesus fosse um pouco mais atrevido e que fosse logo até Jerusalém, a capital, para pegar uma fama maior. No fundo, os parentes não acreditavam em Jesus. Eram oportunistas. Queriam só aproveitar do primo famoso. Aquilo que Jesus falou: "Os inimigos do homem serão os próprios familiares", isso estava acontecendo com ele mesmo, dentro da sua própria família. Maria dever ter sofrido muito com isso.

Mas quando, no fim, Jesus foi preso como subversivo e condenado como herege, os parentes sumiram todos e na havia mais nenhum por perto, a não ser algumas mulheres. Porém, Maria ficou. Não fugiu, nem teve medo. Até os apóstolos, menos João, fugiram todos. Ela não. Ficou com Jesus e o apoiava. Foi com ele até o calvário e lá ficou, assistindo-o na sua agonia. Isso fazia parte da sua missão, assumida diante do anjo: "Sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". As autoridades condenaram Jesus como anti-Deus e anti-povo. Maria não se importou. Foi a única pessoa da família que não recuou. Ela não abandona as pessoas na hora do aperto. Vai com elas até o fim. O mesmo fez com os apóstolos. Ficou com eles perseverando na oração, durante nove dias, para que a força de Deus os ajudasse a superar o medo que os imobiliza e os fazia fugir.

Tudo isso mostra que Maria não era só de Deus, mas também do povo de Deus. O que significava par ela ser do povo de Deus? Para Maria, isso significava ser do povo pobre e viver os seus problemas. Maria era do povo porque vivia a mesma vida de todos. Não era rica nem poderosa, mas pobre, casada com um rapaz pobre, José, retirante ou filho de retirantes. Tinha um filho pobre, Jesus, que não tinha onde reclinar a cabeça. Para pobres como eles, não havia lugar nos hotéis e só sobravam os abrigos de animais, as grutas e os barracos. Mas existiam pobres que, apesar de pobres ficam do lado dos ricos e dos poderosos e desprezam os mais pobres. Maria não era assim. O cântico, feito por ela na casa de Isabel, mostra muito bem de que lado ela escolheu ficar: do lado dos humildes, dos que passam fome e dos que temem a Deus. Além disso, ela se distanciou claramente dos orgulhosos, dos poderosos e dos ricos. Para Maria, ser do povo de Deus significava viver uma vida pobre e assumir a causa dos pobres, que é a causa da justiça e da libertação.

Tudo isso nos ajuda a entender que Maria é aquela Mãe sempre atenta e continuamente pedindo por todos nós fazendo-nos este apelo: confiem, filhinhos queridos na bondade e no amor do Pai.








A Fé: Principal virtude de Maria " Bem aventurada aquela que acreditou na Palavra do Senhor" Assim
falou Isabel, respondendo a saudação de Maria. São palavras inspiradas
pelo Espírito Santo(Lc 1, 41) e focalizam a virtude principal 
de Maria: A Fé. 
A situação de mãe não beneficiaria em nada se não tivesse gerado
Cristo no coração mais que no corpo. A Fé permitiu a Maria enfrentar,
sem medo, o abismo insondável e desconhecido do plano salvífico de 
Deus. Não era fácil acreditar que Deus pudesse " assumir a forma humana"
e morar entre nós( Jo 1,14), isto é, Que Deus se escondesse na insignificância
do nosso dia a dia, assumindo a nossa fragilidade humana, sujeita a 
tantas humilhações.
Maria acreditou neste projeto "impossível" de Deus, confiou em Deus
Todo Poderoso e se tornou a principal colaboradora da admirável 
iniciativa de Deus, que devolveu ao mundo a esperança.
Nós, Cristãos, também somos chamados para a mesma atitude de fé
que leve a olhar, corajosamente, além das possibilidades e limites humanos.

O Cristão sabe que pode contar com Deus que muitas vezes escolhe
o que é fraco e desprezado no mundo para confundir osa sábios e 
os fortes " para que ninguém pudesse se orgulhar na presença de Deus" ( 1 Cr 1, 29).
Na história da Igreja inúmeros exemplos do extraordinário modo de agir
de Deus, deixando muita gente perplexa em procurar explicações
humanas a respeito dos seus designios.
Que a exemplo de Maria, tenhamos sempre uma fé forte e solidificada







Os muitos títulos de Nossa Senhora.
Nossa Mãe recebe nomes ou títulos em função de lugares onde teria aparecido (de Fátima, de Lourdes), de graças que tenha concedido (das Graças), de locais onde é padroeira (Aparecida), de graças que necessitamos (da Boa Viagem) e até nomes que queiramos dar em função de nossas necessidades. É a Santa que mais recebe nomes em toda a Igreja Católica. Temos aqui relacionados 380 nomes, dos mais de1100 conhecidos. Se você souber de algum nome que não esteja nesta lista (em ordem alfabética) ou a história de algum destes nomes, por favor envie-nos um e-mail, clicando aqui. Sua ajuda será de grande valia para o enriquecimento deste site.
Nossa Senhora...
AchiropitaAjuda dos CristãosAlmudena
AnunciadaAparecidaAssunta ao Céu
AuxiliadoraBalsamãoBendita
Consolatad’Agoniad’Oropa
da Abadiada Áfricada África do Sul
da Agoniada Ajudada Alegria
da Almudenada Ameijoeirada Apresentação
da Arábiada Argéliada Árvore
da Assunçãoda Assunção de Seiada Atocha
da Aurorada Batalhada Batida na Porta
da Beneditada Boa Ajudada Boa Morte
da Boa Viagemda Cabeçada Cabeça Inclinada
da Cadeirada Candeláriada Caridade
da Caridade do Cobreda Chinada Conceição
da Conceição da Nicaráguada Conceição Imaculadada Confiança
da Conquistada Consolaçãoda Costa do Marfim
da Divina Providênciada Elevada Graçada Encarnação
da Eritréiada Esperançada Estrada
da Etiópiada Europada Evangelização
da Expectaçãoda Florestada Glória
da Glória do Outeiroda Guardada Guia
da Guinéda Guiné Equatorialda Hora
da Hungriada Ilhas Maurícioda Imaculada Conceição
da Lapada Libériada Líbia
da Luzda Luz dos Pinhaisda Mauritânia
da Medalha Milagrosada Misericórdiada Misericórdia de Fontanarosa
da Namíbiada Natividadeda Neve
da Nigériada Oliveirada Oração
da Partilhada Pazda Penha
da Piedadeda Pradariada Providência
da Purificaçãoda República Centro-Africanada República do Congo
da Revelaçãoda Rosa Místicada Salette
da Serrada Serra Leoada Soledade
da Suazilândiada Tanzâniada Ternura
da Tunísiada Vidada Visitação
da Vitóriadas Américasdas Angústias
das Boas Novasdas Candeiasdas Dores
das Estradasdas Graçasdas Lágrimas
das Lágrimas de Siracusadas Mercêsdas Necessidades
das Nevesdas Rosasdas Santas Almas
das Três Espigasdas Três Mãosdas Vitórias
de Akitade Altagraciade Angelina
de Angolade Angüerade Azambuja
de Bandelde Bandrade Banneux
de Beauraingde Belémde Benin
de Bistricade Bonáriade Bonate
de Botsuanade Buglosede Burkina Faso
de Caacupéde Cabo Verdede Camarões
de Caravaggiode Casalbordinode Casaluce
de Chartresde Chiquinquiráde Comoros
de Copacabanade Coromotode Cotoca
de Czestochowskade Djibutide Dong Lu
de Fátimade Fourvièrede Gambia
de Ganade Giertrzwaldde Guadalupe
de Guadalupe de Estramadurade Izamalde Kazan
de Kevelaerde Knockde Kodiak e das ilhas
de La Salettede La Vangde Las Lajas
de Lausde Lechede Limerick
de Lourdesde Lujande Madagascar
de Madhude Malawide Mali
de Mariazelde Medjugorjede Misericórdia
de Moçambiquede Monserratde Montligeondo
de Monteserratde Najude Nazaré
de Nigerde Pellevoisinde Pompeii
de Pontmainde Puyde Rocamadour
de Ruandade Salambaode Salette
de São Tomé e Príncipede Schoenstattde Seicheles
de Sheshande Shongwenide Sion
de Soufaniehde Suyapade Tagliacozzo
de Todas as Naçõesde Turumbade Uganda
de Vagosde Vailankannide Valfleury
de Walsinghamde Watsonvillede Wayside
de ZâmbiaDesatadora dos NósDivina Pastora
do Ambrodo Amor Divinodo Amparo
do Amparo de Benficado Belo Ramodo Bom Caminho
do Bom Conselhodo Bom Despachodo Bom Parto
do Bom Sucessodo Brasildo Burundi
do Cabodo Calváriodo Caravaggio
do Carmodo Carmo da Léguado Carvalho
do Chadedo Coração de Ourodo Desterro
do Divino Amordo Divino Espírito Santodo Divino Pranto
do Doce Beijodo Egitodo Escorial
do Gabãodo Golfodo Horto
do Imaculado Coraçãodo Japãodo Leite
do Lesotodo Líbanodo Livramento
do Loretodo Mardo Marrocos
do Milagre de Saltado Monte Carmelodo Monte Carmelo de Aylesford
do Ódo Patrocíniodo Perpétuo Socorro
do Pilardo Pilar de Saragosado Prado
do Prompt Succordo Quêniado Resgate
do Rosáriodo Rosário com o Santíssimo Sacramentodo Rosário da Guatemala
do Rosário de Pompéiado Rosário de San Nicolásdo Rosário dos Homens Pretos
do Sagrado Coraçãodo Santo Rosáriodo Senegal
do Simdo Sorrisodo Sudão
do Togodo Valedo Zimbabue
Dolorosa do Colégiodos Anjosdos Anjos da Costa Rica
dos Eremitasdos Impossíveisdos Navegantes
dos Pinhaisdos Pobresdos Prazeres
dos Prazeres dos Montes Guararapesdos Remédiosdos Trinta e Três
em Bellevilleem Betâniaem Pindamonhangaba
em Umbeem ZeitunEstrela da Manhã-Maris Stella
Imaculada RainhaInspiradora da FéMãe da Divina Providência
Mãe da EucaristiaMãe da IgrejaMãe de Cristo
Mãe de DeusMãe do Divino AmorMãe do Infinito Amor
Mãe dos HomensMãe Três Vezes AdmirávelMedianeira
Medianeira de Todas as GraçasMeninaPorta do Céu
Rainha de Todos os SantosRainha do ApóstoloRainha do Rosário
Rainha dos ApóstolosRosa MísticaSanta Maria a Mare
Sete Dores
Fonte e agradecimentos: Site Nossa Senhora de Todos os Povos
Nomes inseridos por sugestão de leitores
da Comunicaçãoda Defesada Lampadosa
da Maceirada Obediênciada Salvação
da Uvadas Lajesde Avioth
de Boa Esperançade Combermerede Filermo
do Castelodo Pantanaldo Rocio
do Santíssimo Sacramentodo Seringueirodos Alagados
Mãe do Povode Bistricada Alegria
da Lentiscade Lujanda Lactação ou do Leite
de Mont Serratdo Milagre de Concentainade Covadonga
da Conceição Montesinada Penha de Françade Pompéia
da Saúdeda Gota de Ouroda Escada
de Walshingamda Anunciaçãodo Pastoreio
das Brotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário