domingo, 17 de fevereiro de 2013


Mensagem ao Povo de Deus a respeito da renúncia do Papa Bento XVI

Brasao_Dom_JoaquimA paz esteja convosco!
​A Diocese de Guarulhos recebeu com surpresa e admiração a notícia da renúncia do Papa Bento XVI, prevista para o dia 28 de fevereiro de 2013. Esta atitude, apesar de incomum, está prevista no Código de Direito Canônico, Canon 332 § 2, que expressa que tal renúncia deve ser feita livre e espontaneamente pelo Romano Pontífice; e, uma vez feita, não requer que seja aceita por alguém, porque o Papa é a instância máxima na Igreja.
​Partindo do princípio de que a autoridade na Igreja é serviço, o Papa, diante de seus limites de saúde, vê que não pode mais responder satisfatoriamente às exigências da missão; propõe sua renúncia como expressão de sua fé, fundamentada nos acontecimentos que está experimentando, e deixa seu lugar para aquele que Deus escolher como novo Papa.
​Na Igreja, Deus chama, o homem responde e é investido da missão de santificar, governar e ensinar o Povo de Deus. Isto vale para todo batizado, todo consagrado, e também para o Papa.
​Nada temos a recriminar em relação à vida e atitudes do papa Bento XVI, mas apenas bendizer por seu amor, serviço, dedicação e sacrifícios em favor do Povo de Deus ao longo de toda sua vida.
O Papa afirma que o motivo de sua renúncia não são os problemas que a Igreja enfrenta, mas sua situação pessoal, que ele assume com espírito de fé, caridade e de serviço, e a que ele dará continuidade no local que escolher para retirar-se, prosseguindo, assim, a sua missão, orando e intercedendo pelo Povo de Deus.
​No próximo dia 22 de fevereiro, Festa da Cátedra de São Pedro, às 12h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, convidamos a todos para a Santa Missa em Ação de Graças pela vida e missão do Papa Bento XVI. Pedimos que em todas as paróquias seja colocada esta mesma intenção nas missas e celebrações.
​Guarulhos, 11 de fevereiro de 2013, Festa de Nossa Senhora de Lourdes.
+ Dom Joaquim Justino Carreira
Bispo Diocesano de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário